Pêra

História

Vila situada a cerca de 12 km da sede do concelho, Silves. A sua população rondará hoje os 2000 habitantes e originalmente chamou-se "Pêra de Cima" para distinguir de Armação de Pêra que se denominava então, "Pêra de Baixo". Aqui habitavam os pescadores que efectuavam as suas armações de pesca no litoral próximo.

Ao longo dos séculos a história de Pêra surge íntima e inevitavelmente ligada a Armação de Pêra. No século XVII, floresceu em Pêra a família dos Galegos, de onde saiu o governador da fortaleza de Armação de Pêra, mandada edificar pelos seus antepassados contra assaltos de piratas.

Na sede de freguesia, possui duas igrejas, a Paroquial e a de S. Francisco. Na primeira o destaque vai para os azulejos historiados, os retábulos barrocos do altar-mor, das capelas laterais ou da sacristia, representativos da talha dourada nacional, ou ainda para o cadeiral do coro; na de S.Francisco, mais uma vez a talha dourada do séc. XVIII, os alçados pintados na capela-mor, as telas do conhecido pintor algarvio, Rasquinho. Esta última oferece uma magnífica varanda de onde se pode desfrutar de belas paisagens e de onde o mar e os campos se perdem de vista.

O traçado urbano caracterizado por ruelas muito estreitas e becos, revela-se muito antigo, alguns edifícios do século XIX, ou inícios do século XX, demonstram alguma preocupação com questões de índole estética, o que confere a esta pequena povoação uma beleza singular. Bem perto os areais e as dunas da imensa Praia Grande e a riqueza faunística da Lagoa dos Salgados e da foz da Ribeira de Alcantarilha, outrora local de povoamento pré-histórico.

 

O que fazer

Caminhadas até à Praia ou até à Lagoa dos Salgados. Muito bom para os amantes de Birdwatching. Não deixe de visitar as igrejas no centro da vila. O mercado municipal com a sua fruta e peixe fresco é também um bom passeio. No Verão temos as esculturas na areia na FIESA para passar uma agradável noite em família.

Experimente jogar Golfe. Vàrias opções a 2km apenas. Salgados, Faldo e O´Connor

 

Onde comer

Em Pêra encontra algumas opções. No centro da Vila tem a Tasquinha do João e O Vieira.  Comida tradicional e grelhados no carvão. Aberto todos os dias no Verão. 

Também em Pêra mas a caminho do Algoz, encontra o Real Picadeiro, com noites temáticas, Fado, e música ao vivo. Bom ambiente. Escola de equitação.

 

Praias

A tão somente 3,2km das Villas Barrocal encontra a Praia Grande famosa pelo seu extenso areal.